Abertura do III Congresso Eucarístico Arquidiocesano une Eucaristia e compromisso com os pobres

Monalisa Lima

11/21/20242 min read

No último domingo, 17 de novembro, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora foi palco da abertura do III Congresso Eucarístico Arquidiocesano, um marco nas celebrações do centenário diocesano. O evento teve início com uma catequese promovida pelo Vicariato para o Mundo da Caridade, destacando o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco.

A palestra, com o tema “A Eucaristia e o compromisso com os pobres”, foi originalmente preparada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte, e apresentada por Dom José Otácio Guedes, Arcebispo Auxiliar de Belo Horizonte. A Eucaristia, ponto central da fé católica, foi destacada como o maior ato de amor de Deus pela humanidade. Na conferência, foi reforçado que a caridade deve brotar do altar e alcançar os mais necessitados.

Alguns dos grupos presentes na Missa de abertura

O Vigário Episcopal da Caridade, Padre Geraldo Dondici Vieira, destacou que a fonte da caridade na Igreja é a Eucaristia. “A caridade maior de Deus para conosco é Ele ter-se feito nossa comida. Somos chamados a ser alimento, roupa, amor e carinho para os outros”, pontuou.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a tríplice dimensão do evento: louvor litúrgico, formação doutrinal e vivência da caridade. “O Congresso nos chama a celebrar a Eucaristia, formar-nos no conhecimento da fé e, principalmente, praticar a caridade. É uma semana para olhar com mais atenção aos pobres e refletir sobre como podemos ser socorro para aqueles que sofrem”, explicou.

Aline Elisa de Castro Souza, da Pastoral do Menor, reforçou a importância de unir a vivência eucarística à caridade. “Não se pode separar a Eucaristia da caridade. Sair daqui renovados nos anima a continuar os trabalhos sociais”, apontou.

Para a ministra extraordinária da Eucaristia, Deusiana Miranda Levasseur Rocha, o momento foi de inspiração e renovação. “Foi maravilhoso. Dom Walmor, por meio do Dom José Otácio, esclareceu muitos questionamentos. Saímos daqui mais fortalecidos na fé”, avaliou.

O III Congresso Eucarístico Arquidiocesano segue até o próximo domingo, 24 de novembro, com uma programação que culminará em uma grande procissão e missa de encerramento. O evento não é apenas uma celebração da fé eucarística, mas também um chamado à ação, convidando cada fiel a ser instrumento de transformação social a partir do altar.

Confira, a programação completa clicando aqui!