III Congresso Eucarístico: uma semana de intimidade com Jesus

Thuany Menezes com a supervisão de Monalisa Lima

10/28/20242 min read

Entre os dias 17 e 23 de novembro, a Arquidiocese de Juiz de Fora promoverá o III Congresso Eucarístico, oferecendo aos fiéis uma oportunidade de aprofundar a vivência da fé e renovar sua devoção ao Santíssimo Sacramento. O evento, que ocorre durante o Ano Eucarístico, ganha relevância por incentivar a reflexão sobre a centralidade da Eucaristia na vida cristã e na missão da Igreja.

O congresso faz parte da programação especial do centenário da criação da Diocese de Juiz de Fora e representa a terceira edição dessa celebração na história arquidiocesana. Durante a ocasião, diversas atividades litúrgicas e formativas acontecerão em todas as paróquias da Arquidiocese, proporcionando aos fiéis momentos de reflexão e espiritualidade. O encerramento solene acontecerá no dia 24 de novembro, com uma grande celebração arquidiocesana presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Assim como na Solenidade de Corpus Christi, quando Jesus Eucarístico percorre as ruas em procissão e é recebido com oração e tapetes coloridos, o Congresso convida a comunidade a uma experiência prolongada de encontro com Cristo. No entanto, enquanto Corpus Christi é celebrado em um único dia, o evento eucarístico oferece uma semana inteira para que os fiéis permaneçam na presença do Senhor, buscando frutos espirituais duradouros.

O coordenador da comissão organizadora do congresso, Padre Miguel Souza Lima Campos, destacou a importância da Eucaristia como o centro da vida da Igreja. “A Eucaristia é o maior de todos os sacramentos. Tudo o que vivemos e celebramos em nossa fé está em Jesus presente na Eucaristia. Os congressos eucarísticos — internacionais, nacionais e diocesanos — colocam a centralidade desse sacramento em evidência, e isso é justamente o que buscamos com este evento na Arquidiocese”, explicou.

Além de ser um momento de louvor, adoração e ação de graças, o congresso é também uma oportunidade de evangelização. “Queremos anunciar que Jesus está conosco, presente realmente no Santíssimo Sacramento, e levar essa fé a outras pessoas. Em cada Missa, rendemos nossa gratidão por tudo que Deus faz em nossas vidas. No congresso, essa ação de graças ganha um sentido comum, porque todos nós estaremos unidos em oração e celebração, reconhecendo o dom de sermos Igreja”, completou.

A palavra ‘Eucaristia’ vem do grego e significa ‘ação de graças’. Para Padre Miguel, este é um momento de expressar a gratidão em ser igreja. “Uma grande ação de graças a Deus pelo dom de nós sermos Igreja. Somos a Igreja de Jesus e temos aqui o sucessor dos apóstolos, que é um dos nossos bispos, atualmente o nosso Arcebispo. O momento do Congresso Eucarístico dentro deste centenário, será esta grande ação de graças em comum: todos nós reunidos agradecendo a Deus pelo dom de sermos Igreja de Juiz de Fora”, concluiu.

Toda a comunidade arquidiocesana é convidada a participar do III Congresso Eucarístico, momento para fortalecer a fé, refletir sobre a Eucaristia e vivenciar a comunhão em comunidade.

Clique aqui e confira a programação completa.